Área do Cliente

4 maneiras de oferecer a contabilidade do futuro

Compreender os avanços do mercado, atuar de forma consultiva e ficar por dentro das necessidades dos clientes para ajudá-los a crescer são pontos fundamentais para quem deseja apresentar um diferencial como contador. Oferecer a contabilidade do futuro parte de uma atuação de caráter consultivo e estratégico, mas para se renovar e adequar às novas tendências, é preciso adotar um olhar sensível às demandas atuais da profissão.
A Building Profits traz para você algumas reflexões sobre o mercado da contabilidade, mostrando como nossa equipe aborda as demandas da contabilidade do futuro.

1. Coloque a comunicação em primeiro lugar
76% das empresas consideram a falha de comunicação como principal motivo de fracasso de projetos, segundo levantamento realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMO). 46% dos entrevistados da pesquisa, que ouviu 300 empresas de grande porte, apontaram que, ao fracassarem em projetos, as empresas têm perdas financeiras intensas. Ainda assim, 58% das empresas não apresentaram um gerenciamento unificado e consolidado de projetos.
Contadores lidam, diariamente, com dados privados e sua atuação envolve ações importantes de tomada de decisão. Para isso, é realmente fundamental ampliar os canais de comunicação, honrando a competência e a seriedade das questões que são discutidas e trabalhadas com o cliente. É importante o uso de ferramentas seguras e profissionais. Priorize a qualidade e a segurança na comunicação com o cliente.

2. Ciência de dados contábeis
Para se tornar um cientista de dados contábeis, você precisa deixar de ser exclusivamente um executor e focar suas atenções em seu potencial consultivo.
Críticos à “velha contabilidade” afirmam que os relatórios gerados para as empresas já não cumprem sua função a contento, pois são praticamente os mesmos há mais de um século. Para mudar isso, a contabilidade do futuro precisa lidar com as mudanças do mercado.
De acordo com o livro “O fim da contabilidade e o caminho adiante para investidores e gestores”, dos professores de contabilidade Baruch Lev e Feng Gu, são 5 os itens essenciais para formar um novo e moderno relatório contábil:
● Informar os investidores sobre os ativos estratégicos da empresa;
● Informar sobre os gastos feitos na construção desses ativos estratégicos;
● Expor os principais riscos para esses ativos e como a empresa lida com eles;
● Organizar as estratégias da empresa para extrair valor de seus ativos;
● Entender as consequências de suas ações, ou seja, os resultados.

Ao adotar essa postura, você aproveita o seu tempo para fazer consultas produtivas, construindo um olhar mais crítico acerca do desempenho do negócio do seu cliente.

3. Atualização constante
A legislação tributária muda constantemente e, por isso, é importante manter-se atualizado. Estar atento às regras, legislação e obrigações faz parte da rotina dos contadores. Mas, para oferecer a contabilidade do futuro, é preciso ir além, atualizando-se também em relação à tecnologia.
Um bom exemplo é o debate atual sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Contadores lidam com dados sensíveis o tempo todo e os processos das empresas precisam estar adequados à nova lei até agosto de 2020.
É imprescindível um olhar sensível às mudanças de legislação para conseguir dar conta de oferecer um serviço contábil de qualidade.

4. Otimize seus processos
Mesmo que a vida do profissional de contabilidade esteja mais tecnológica, isso não significa que os contadores serão substituídos pela máquina. Pelo contrário: justamente por conta desta mudança de cenário, a necessidade hoje é diferente. É preciso dominar as tecnologias para que elas trabalhem a seu favor: trabalhar com sistemas integrados de gestão, possibilitando o contato rápido e direto com o cliente (como já falamos no item 1), poupando-se tempo e dinheiro.
Segundo a consultoria Gartner, estima-se que os gastos com TI no Brasil totalizarão US$ 64 bilhões em 2020, um aumento de 2,5% em relação ao acumulado em 2019.
Para fornecer a contabilidade do futuro, você precisa eliminar todos processos desnecessários e desatualizados. Para isso, é imprescindível adotar tecnologias de otimização de processos, tornando rotinas mecânicas cada vez mais ágeis e seguras.
A abordagem contábil da equipe da Building Profits leva em consideração cada uma dessas nuances do mercado. Com uma equipe de profissionais altamente qualificada, podemos ajudar sua empresa a reduzir gastos.
Maximize a rentabilidade e organize o fluxo financeiro, garantindo a assertividade e transformando o tempo que você ganha em lucros. Entre em contato!

Envie um Comentário:

Conquiste, avance, seja.

Juntos iremos descobrir o verdadeiro potencial da sua empresa.

Contate-nos Seja Building Profits. Conquiste, avance, seja.